Truques e Dicas  -  Windows XP - Executar tarefas automaticamente
Instruções equivalentes para o Windows Vista / 7


English
Início
Home
Contactos


Software
Tutiloto
Agenda4
Telefs
ListEmails
FotoGest
Clientes
CaTema
RICCO

Internet
Páginas Web
Links

Fotos
Porto
Mirandela
Diversos

Anexos
Comp. ActiveX
Truques e Dicas
 





caso concreto: garantir o funcionamento ideal do meu programa Agenda4.
Se instalou o programa seguindo todas as instruções, ele será executado sempre que arranca o Windows e só aparecerá se houver algo a mostrar, caso contrário nem notará a sua existência.
Mas isso só acontece quando arranca o Windows - se passar várias horas ao computador, pode vir a esquecer qualquer aviso recebido na altura do arranque; pior ainda, se utiliza um portátil e recorre com frequência aos modos Hibernar ou Suspender, as tarefas de arranque não são executadas no re-arranque... e pode perder avisos importantes que a Agenda tinha para lhe dar.

Como instruir o Windows XP para executar tarefas automáticas e repetitivas (Tarefas agendadas)
Se usa o Windows Vista / 7, veja estas instruções
 

- Vá clicando em Iniciar / Painel de Controlo / Tarefas agendadas
- Clique em Adicionar para ser guiado pelo Assistente
- Se o atalho já existe, pode clicar no respectivo nome com o botão direito para rever as suas Propriedades (ver mais abaixo)
- Se já tinha criado um atalho para a Agenda auto no Arranque do Windows, conforme as instruções, ele aparecerá na lista de Aplicações, neste Assistente. Basta seleccioná-lo e clicar em Seguinte.

- Caso contrário, clique em Procurar e vá até à pasta onde colocou o programa (p.ex. C:\Programas\Afasoft). Clique então no Agenda4.exe e depois em Seguinte.
 
- Escolha um nome para a tarefa (qualquer um serve) e marque a periodicidade: Diariamente ou Quando inicio a sessão são os mais adequados para este caso. Os ecrans seguintes dependem da opção escolhida.

- Ao Concluir, talvez surja uma mensagem de erro... não ligue muito! A seguir, nas Propriedades Avançadas, pode corrigir:
- Propriedades Avançadas, separador Tarefa:

- Repare na linha Executar: está lá o caminho completo e o nome do executável. Neste caso segue-se um espaço e o argumento auto - é ele que torna esta Agenda tão inteligente... se não houver nada para ver, nem aparece!

- Nota: se houver brancos no caminho (p.ex. "C:\Documents and Settings\...\Os meus documentos\Agenda\agenda4.exe" auto) note que todo o caminho + nome fica entre aspas, seguido de um espaço e o argumento.

- Coloque os dois vistos nas caixas do fundo (a falta do primeiro é a causa do tal erro que deve ter aparecido no final do passo anterior...)

- Propriedades Avançadas, separador Agenda (não confundir! Isto são as opções de Agendamento para o programa Agenda...)

- Há várias opções a tomar, não deixe de ver as Avançadas! É aqui que pode decidir se o programa deve correr cada 2 horas, por exemplo!
 
Se quiser escrever-me, pode usar este e-mail