Truques e Dicas  -  Tamanho de tipo de letra no Windows Vista

English
Início
Home
Contactos


Software
Tutiloto
Agenda4
Telefs
ListEmails
FotoGest
Clientes
CaTema
CatWeb
RICCO

Internet
Páginas Web
Links

Fotos
Porto
Mirandela
Diversos

Anexos
Comp. ActiveX
Truques e Dicas
 



Tamanho de tipo de letra no Windows Vista

Nos computadores ultraportáteis, ou netbooks, cada vez mais utilizados, a característica menos agradável é a dificuldade da leitura, por causa do tamanho do ecran, que tem 9 ou 10 polegadas aproximadamente, enquanto os convencionais têm mais de 15.
Alguns permitem alterar a resolução - se a pudermos diminuir, os objectos parecerão maiores e assim melhoramos um pouco a visualização, embora possam surgir alguns inconvenientes de outro tipo. Pode ler umas dicas sobre resolução de ecran, aqui.

Se o seu computador não lhe permitir esse recurso ou lhe parecer insuficiente, poderá usar outro truque - aumentar o tamanho de tipo de letra (PPP). Este tem um efeito notório na apresentação de caracteres/textos, e pode mudar também as imagens, ou não, dependendo de vários factores, nomeadamente dos programas em execução.

Para começar, clique com o botão direito do rato numa área vazia (sem ícones nem atalhos) no Ambiente de trabalho e depois em Personalizar:

Ambiente

(também lá pode chegar clicando em Iniciar / Painel de Controlo / Aspecto e Personalização / Personalização)

Ajustar

clique em Ajustar o tamanho do tipo de letra (PPP) e depois Continuar (para autorizar)

Dimensionamento

Aqui, como vê, não tem muitas opções, a não ser que clique em Personalizar PPP - mas, para já, é melhor experimentar apenas a Escala maior.

Vai ter que reiniciar o computador e notará imediatamente os efeitos! Aviso que a primeira impressão deve ser muito agradável, porque a leitura é realmente bem mais fácil, mas podem surgir inconvenientes: há páginas web que ficarão com um aspecto estranho e alguns programas, que recorrem a imagens de fundo para certas áreas ou tabelas podem também ficar com os textos mal posicionados. É o caso do meu programa Tutiloto, que decidi alterar para responder a diversas "reclamações". Na versão anterior, a janela do Totoloto aparecia

assim, com a "Escala predefinida" ou assim, com a "Escala maior"

O texto dos números da chave estava colocado sobre uma imagem digitalizada do boletim. Ao mudar o PPP do ecran para a Escala maior, o texto e a janela do programa aumentaram, mas a imagem não! O resultado era um desastre...

A nova versão do Tutiloto já pode correr em ambas as escalas, sem grandes variações.
 

Se quiser comentar, pode usar este e-mail