Truques e Dicas  -  Segurança / Firewall

English
Início
Home
Contactos


Software
Tutiloto
Agenda4
Telefs
ListEmails
FotoGest
Clientes
CaTema
CatWeb
RICCO

Internet
Páginas Web
Links

Fotos
Porto
Mirandela
Diversos

Anexos
Comp. ActiveX
Truques e Dicas
 


Os tempos vão difíceis para a nossa privacidade, sobretudo quando temos um computador ligado à internet, e especialmente se a ligação é de banda larga - por cabo ou ADSL. Sem nos apercebermos, o nosso disco pode estar a ser vasculhado de longe, à procura dos ficheiros onde guardamos passwords, endereços electrónicos, números de cartões de crédito, etc..., e também sem sabermos podemos estar a ser inundados por toda a espécie de spyware, vírus, worms... já ouviu falar?

O mínimo que temos obrigação de fazer é estar atentos aos avisos e conselhos de segurança (visite por exemplo o site em português PANDA ou o da Symantec em inglês) e seguir as duas principais recomendações: 1ª - ter um anti-virus sempre activo e actualizado; 2ª - firewall.

Se o seu sistema operativo é anterior ao Windows XP, deve instalar um programa próprio. Há diversos comercializados, mas também tem alternativas grátis bastante eficazes, por exemplo o ZoneAlarm Free Firewall.

Se tem o Windows XP, a firewall já faz parte do sistema operativo, mas tem de se assegurar de que ela está activada!
Siga os passos abaixo:

1 - No canto inferior direito do seu Ambiente de Trabalho haverá vários ícones, entre os quais o da Ligação activa, como esse aí ao lado. Se assim for, clique sobre ele com o botão direito do rato para abrir o menu de contexto e Abrir 'Ligações de rede' (e pode passar já ao ponto 4)
2 - Se não vir esse ícone, pode chegar ao mesmo clicando em Iniciar - Painel de controlo...
3 - ... depois um duplo-clique em Ligações de rede
4 - A janela de "Ligações de rede" pode ser diferente desta, mas deve dar para perceber qual é a ligação que normalmente utiliza no seu computador. Repare no campo Estado: no meu caso, estou Activado, com Firewall...

(nota: clicando com o botão direito no nome da sua ligação, vê um menu de contexto onde pode escolher Criar atalho. Vai ser muito útil para aquilo que digo no ponto 6...)
 
5 - Se a sua ligação estiver só Activado, está com todas as portas abertas para quem quiser entrar!

Não hesite, clique no nome da ligação com o botão direito, para aceder às Propriedades. Aqui seleccione Avançadas e ponha o "visto" na caixa "Proteger o meu computador..."

Clique no OK lá ao fundo e acredite: fica muito mais seguro do que antes!
6 - Só mais uma recomendação muito importante:
MAIS SEGURO QUE TER UMA LIGAÇÃO COM FIREWALL É... NÃO TER LIGAÇÃO NENHUMA!
Se vai estar algum tempo sem precisar da internet, desactive a ligação: clique com o botão direito no ícone e escolha Desactivar

Quando precisar, Reactive a ligação, o que é facílimo:
- ou faz duplo-clique no atalho de que falo no ponto 4,
- ou volte ao Painel de Controlo / Ligações de rede e faça duplo-clique na sua ligação!
Se quiser escrever-me, pode usar o e-mail