Software - CLIENTES  - versão de 26.Out.2012 (melhorias no registo de clientes e na função de pesquisa)

English
Início
Home
Contactos


Software
Tutiloto
Agenda4
Telefs
ListEmails
FotoGest
Clientes
CaTema
CatWeb
RICCO

Internet
Páginas Web
Links

Fotos
Porto
Mirandela
Diversos

Anexos
Comp. ActiveX
Truques e Dicas
 

Apresentação
A presente versão pode ser livremente descarregada e utilizada como está. Contém todas as funcionalidades e pode ser usada para lidar com dados reais. Para efectuar a personalização da barra de cabeçalho do programa e a impressão de documentos, ou para outras alterações, queira contactar-me para combinarmos os detalhes e as condições. 

O Autor garante que o programa não tem qualquer tipo de vírus ou outro malware, mas não aceita responsabilizar-se por consequências que possam advir do seu (mau) uso ou de alterações não autorizadas. Não se compromete a prestar ajudas ou esclarecimentos para além dos disponibilizados para a versão gratuita, mas aceita e desde já agradece comentários e sugestões que possam contribuir para a melhoria do programa.

Características

  

O programa está desenvolvido em Visual Basic 6.0 e a base de dados assenta em 3 ficheiros log (podem ser editados, com o Notepad, por exemplo, mas não se aconselha fazer modificações por esse processo, que podem comprometer o funcionamento do programa).

Permite a criação de um ficheiro de clientes, com especial incidência na morada postal e contactos (telefones e e-mail). Os objectivos principais são a impressão de documentos para envio postal ou electrónico, impressão de rótulos, envelopes ou formulários de registo nos CTT, a emissão de etiquetas autocolantes para envio de circulares ou catálogos, a preparação de facturas pró-forma e controlo de conta-corrente.

A lista dos clientes pode aparecer ordenada pelo nome ou pelo número. Basta clicar nos botões abc ou 123.

É extremamente simples e agradável criar, alterar e eliminar fichas. Faça duplo-clique em qualquer dos campos do cliente, ou clique no botão "Alterar dados" - surge uma nova janela, idêntica à da criação de novo cliente, onde pode alterar os dados.

Em princípio, ao gravar um NOVO CLIENTE, o seu número segue-se ao maior já existente, ou seja com um incremento automático. Mas pode indicar um número diferente, maior ou menor do que o proposto, para servir os seguintes objectivos:

1. Voltar a preencher números que foram eliminados. Suponha que existem os clientes 1, 2, 3, 5 ... 30. Se criar um novo cliente, o programa sugere o nº 31, mas podemos apagar e escrever 4, para preencher o número em falta.

2. Organizar o ficheiro com uma codificação significativa. Queremos identificar os clientes por grupos de interesses, ou zonas geográficas, por exemplo. Podemos utilizar um radical para cada grupo (1, 2, 3, ... ou 10, 11, 20, 21, ...) e dar a cada cliente um número sequencial com 2 ou mais dígitos. Assim ficaremos com os clientes 101, 102, 103, ...; 201, 202, 203... Com os 5 dígitos de tamanho máximo do campo temos muitas possibilidades.

A função de pesquisa é o mais potente possível - se escrever apenas um número, até ao maior número dos clientes gravados, o programa vai directamente para o cliente com esse número; se for um valor numérico maior, ou qualquer parte de texto, isso será pesquisado em todos os outros campos!

Também emite Facturas: em janela própria são fornecidos os detalhes, linha a linha, e respectivos valores; clicando num botão, o programa calcula o Total e escreve-o por extenso!
Ao imprimir a factura (em papel timbrado ou não), é feito automaticamente o registo na ficha do cliente. Depois, tem acesso a listagens de facturas de cada cliente, ou a todas as facturas em dívida, ou todas as pagas...
Das novas facturas criadas poderá ver e imprimir 2ªs Vias.

A utilização do programa é extremamente simples e intuitiva. Recomenda-se a criação de várias fichas de teste para experimentar todas as funcionalidades. Mais tarde, essas fichas podem ser eliminadas e substituídas por dados reais.

Se quiser saber mais, clique aqui.


Download

Clientes.zip (66 KB) - contém a última versão do executável Clientes.exe e os 3 ficheiros log que compõem a base de dados.

Descarregue para o seu computador o condensado (WinZip) e extraia os ficheiros lá contidos para uma mesma pasta, p.ex. C:\Programas\Afasoft
 
(Se não sabe lidar com ficheiros .zip, clique aqui.)

»» Nota importante para quem usava versões deste programa anteriores a Dezembro de 2010:
A base de dados anterior era um ficheiro Microsoft Access (Clidata.mdb). Se colocar esse ficheiro junto do novo programa, este fará a conversão dos dados para o novo formato, sem qualquer perda de informação.


Problemas

Os programas em Visual Basic necessitam de alguns componentes ActiveX da Microsoft, que podem não estar instalados no seu computador, e nesse caso o programa dará uma mensagem de erro.

Se você é um utilizador experiente, poderá corrigir as falhas mais comuns, com os componentes e instruções que coloquei nesta página. Para casos mais complicados, poderei disponibilizar um package de Setup, se mo pedir por este e-mail