Software - ListEmails - Lista Única de Endereços  - versão de 20.Mar.2008

English
Início
Home
Contactos


Software
Tutiloto
Agenda4
Telefs
ListEmails
FotoGest
Clientes
CaTema
CatWeb
RICCO

Internet
Páginas Web
Links

Fotos
Porto
Mirandela
Diversos

Anexos
Comp. ActiveX
Truques e Dicas
 

 


ESTE PROGRAMA FOI DESCONTINUADO.
VEJA A NOVA 
AGENDA4

 


O problema: onde e como guardar endereços electrónicos (Contactos)

Quando temos vários endereços electrónicos e sobretudo quando utilizamos diferentes serviços de correio, é natural acabarmos por ter múltiplas listas de contactos - os endereços electrónicos daqueles com quem trocamos as mensagens de e-mail. Essas listas acabam por ficar repetidas no todo ou em parte, não costumam ser muito cómodas para importar / exportar entre os vários serviços e também não costuma ser fácil fazer cópias de segurança. Quer dizer, ao perigo de os perder junta-se a dificuldade de os manter actualizados!


A solução: ListEmails  - é um programa em Visual Basic, totalmente em português, de utilização simples e intuitiva. Os Contactos são mantidos numa base de dados Access, facílima de guardar em cópia de segurança e de transportar entre computadores. As listas de Contactos privativas dos diferentes serviços de email passam a ser desnecessárias, porque o ListEmails trabalha para qualquer caixa ou serviço de correio.

Como funciona: (não tente contactar nenhum dos endereços desta lista - são forjados, claro!).

Janela principal do programa ListEmails

Clique no botão  Novo Contacto... para acrescentar nomes.


Seleccione um nome, para ter acesso aos botões Propriedades e Eliminar...

A janela de Propriedades permite gravar ou alterar os dados completos:

Janela Propriedades do Contacto

No campo Nome escreva mesmo o que quiser - ele nunca aparecerá nas mensagens, apenas o endereço será usado.

O campo Notas é praticamente ilimitado, pode registar todas as informações e separar linhas, com Shift + Enter

O botão Escrever mensagem, desta janela, invoca o serviço de correio pré-definido para compor uma mensagem dirigida a este contacto. Para escrever a múltiplos endereços, use a janela principal do programa.

Marque os Grupos a que deve pertencer este contacto. As inclusões ou exclusões podem ser alteradas nesta janela ou quando utiliza o botão Editar Grupo na janela principal.

Visualize qualquer Grupo existente ou crie um Novo (nota: Geral não é propriamente um grupo e não pode ser editado).

Cada contacto pode fazer parte de vários Grupos, sem haver duplicação de dados.

Clique em Editar Grupo para alterar a sua composição.

 

Em qualquer lista de contactos, na janela principal, pode marcar / desmarcar nomes um a um ou usar os botões Marcar Todos ou Nenhum. Os endereços marcados serão colocados no campo do fundo da janela, separados por vírgulas.
>>>          Agora pode juntar nomes de mais do que um Grupo!

Se clicar em Escrever mensagem... será invocado o serviço de correio pré-definido e colocados esses endereços no campo Para:
Como alternativa, clique dentro do campo - todos os endereços ficam seleccionados e então pode fazer Copiar / Colar no programa de mail que quiser.

 

Lembre-se da recomendação:
quando enviar uma mensagem a vários endereços, estes não devem ser colocados no campo Para: mas sim em Cco ou Bcc, para proteger a privacidade dos destinatários.


  Termos de utilização:
O presente programa é de instalação e utilização completamente livre, grátis, free.
O Autor garante que o programa não tem qualquer tipo de vírus ou outro malware, mas não aceita responsabilizar-se por consequências que possam advir do seu (mau) uso ou de alterações não autorizadas. Não se compromete a prestar ajudas ou esclarecimentos para além dos disponibilizados, mas aceita e desde já agradece comentários e sugestões que possam contribuir para a melhoria do programa.

Instalação

- Faça o download de listemails.zip (31 KB), que contém a última versão do programa e uma base de dados com exemplos.

- extraia os dois ficheiros para uma pasta (por exemplo C:\Programas\Afasoft (se não sabe lidar com ficheiros ZIP, veja como se faz)

-
 Se já usava uma versão anterior e já tinha gravado os seus próprios contactos, extraia apenas o executável ListEmails.exe


Problemas

Os programas em Visual Basic necessitam de alguns componentes ActiveX da Microsoft, que podem não estar instalados no seu computador, e nesse caso o programa dará uma mensagem de erro.

Se você é um utilizador experiente, poderá corrigir as falhas mais comuns, com os componentes e instruções que coloquei nesta página. Para casos mais complicados, poderei disponibilizar um package de Setup, se mo pedir por este e-mail