Software - FotoGest - Gestão de fotos digitais  -   de 24.Ago.2006


English

Início
Home
Contactos


Software
Tutiloto
Agenda4
Telefs
ListEmails
FotoGest
Clientes
CaTema
CatWeb
RICCO

Internet
Páginas Web
Links

Fotos
Porto
Mirandela
Diversos

Anexos
Comp. ActiveX
Truques e Dicas
 

 O problema: gestão das centenas ou milhares de fotografias digitais existentes no nosso computador.

À medida que coleccionamos mais e mais fotos, surge a necessidade de usar um método que nos permita encontrar cada uma com relativa facilidade, sem ter de as visualizar todas em sequência...

Um dos truques é separá-las por pastas, como se fossem álbuns de fotografias analógicas. A princípio, com meia dúzia de pastas, funciona, mas quando começam a ser muitas pastas e/ou muitas fotos dentro delas, voltamos à confusão! Começamos a pensar em subdividir, ou em pôr a mesma foto em mais que uma pasta, e mesmo assim acabamos na dúvida sobre onde escondemos determinada fotografia... Decididamente, o truque das pastas é fraco...


Outro recurso é dar a cada foto um nome significativo: a imagem DSC00386 ou IMG_2409 passa a ter o nome da pessoa ou lugar fotografado, do evento em causa, etc. Mas se estiverem muitas pessoas na foto, poderemos escrever no nome do ficheiro todos os nomes dos fotografados? E se forem várias fotos do mesmo tema, numeramo-las sequencialmente?... Nada bonito nem eficiente...

A solução: FotoGest  - um programa em Visual Basic, totalmente em português, de utilização simples e intuitiva...
 
OUTRA SOLUÇÃO: Já depois de ter desenvolvido este programa, dei-me conta de que o PICASA, do Google, faz praticamente tudo o que eu queria que o Fotogest fizesse, mais umas quantas utilidades que eu não poderia incluir. Assim, deixei de desenvolver novas funcionalidades para o Fotogest - aliás, deixei mesmo de o utilizar! O programa continua à disposição, mas aconselho vivamente que usem o Picasa. É gratuito, em português, bastante intuitivo e sempre em evolução.

Download / Instalação

- Crie uma pasta para o efeito, por exemplo Os Meus Documentos/FotoGest ou C:/Programas/FotoGest

- Coloque lá os seguintes ficheiros, que deve extrair dos pacotes zip
(Se não sabe lidar com ficheiros ZIP, veja como se faz)

fg_prog.zip (39 KB) --- contém o executável FotoGest.exe, versão de 24.Ago.2006
fg_bd.zip (9 KB) --- contém a base de dados FotoGest.mdb só para a primeira execução!
fg_img.zip (512 KB) --- (opcional) contém 5 imagens de exemplo. Se preferir, coloque já as suas próprias fotos.

- Execute a Aplicação (FotoGest.exe). Não se preocupe com a base de dados FotoGest.mdb - convém mesmo não lhe mexer porque o programa faz toda a manutenção, acrescenta e elimina registos e executa inclusive a operação de Compactar e Reparar.


Janela principal do programa

 
Lista Sem ChavesNa primeira execução, ou melhor, sempre que encontrar fotos desconhecidas na pasta, o programa apresenta uma lista das fotos Sem Chaves - lembra-nos que devemos atribuir a cada foto a/s chave/s de pesquisa conveniente/s.

Faça isso o mais cedo possível! Quantas mais palavras-chave, melhor: no exemplo acima, a imagem tem 3 chaves (Porto, Jardim, Botânico) mas poderia acrescentar Universidade, Faculdade, Ciências, Psicologia, Passeio, Alegre...

Este trabalho inicial de classificação parece pesado mas vale a pena, porque será amplamente recompensado pela riqueza das Pesquisas. Além disso a tarefa está facilitada por diversas ajudas:
 
Ao clicar no campo de chaves duma imagem que ainda não tem nenhuma, aparecerá a última chave que tiver sido registada. Pode aplicar essa chave a uma única foto ou a todas as da lista! (não confundir com o nome do ficheiro, esse é único).

Mesmo numa foto que já tenha chave/s, é possível repetir a chave da foto anterior: faça Ctrl+clique no campo.
 
Se as suas fotos já tinham algo significativo no nome do ficheiro, isso pode ser transposto ou acrescentado no campo das chaves. Vai ver que é mesmo muito fácil. Tão fácil como corrigir, se se enganar!
Use e abuse das Pesquisas! Escreva qualquer chave ou parte dela, em qualquer ordem, ou simplesmente escolha da lista de chaves já registadas. É extremamente simples e funcional. E divertido!

Qualquer lista aparecerá ordenada pelo nome de ficheiro, mas pode dar jeito ordenar por Data ou ainda pelo Tamanho. É só clicar...

Por baixo da lista há botões para Eliminar cada ficheiro ou Mudar-lhe o nome
(atenção, depois de atribuir chaves de pesquisa a uma foto, não lhe mude o nome de ficheiro sem ser com o programa FotoGest - este deixaria de reconhecer o novo nome e... perderia as chaves que lhe estavam atribuídas).

Encontra ainda mais 2 botões, dos quais só um estará activo em cada momento para determinada fotografia: servem para a Meter no Envelope ou Tirar do Envelope.

Envelope? Que é isso?

É uma sub-pasta provisória que o programa acrescenta à pasta onde se encontra e onde coloca cópias das fotos que seleccionamos para determinado fim: para mandar imprimir, para enviar por e-mail ou simplesmente para eleger aquelas que o programa deverá exibir logo que é aberto.

Quando existirem fotos no Envelope, ao lado dos botões Com Chaves e Sem Chaves estará também activado o No Envelope, que podemos clicar para confirmar o que lá se encontra.

Quando fecharmos o FotoGest podemos trabalhar a pasta Envelope com o Explorador do Windows ou outro, conforme o fim que tínhamos em vista. Podemos acrescentar ou retirar ficheiros, porque são apenas cópias dos originais que estão na pasta acima. Até podemos eliminar o Envelope - o FotoGest voltará a criá-lo para nova utilização.
 
No lado direito da janela, por cima da foto, aparecem dados relativos ao ficheiro, nomeadamente o Zoom utilizado para que a imagem caiba no espaço disponível.

Nota importante: se as suas fotos originais forem de alta resolução (mais de 2 Megapixels) o programa pode ficar algo lento ao redimensionar cada imagem. Talvez seja aconselhado criar cópias menores para colocar nesta pasta. Se tiver dúvidas sobre o que isso significa, consulte a página das dicas sobre imagem digital.

Faça duplo-clique na foto, para ver em nova janela, mais próxima do full-screen, essa e as outras da lista, avançando, recuando ou tirando à sorte.
 
Sempre que fizer novas fotografias, acrescente-as à vontade nesta pasta (também pode retirar as que já não quer, embora o possa fazer com o próprio programa). A base de dados será automaticamente actualizada e você só terá de acrescentar as chaves de pesquisa.
 


Termos de Utilização

O programa FotoGest foi desenvolvido para resolver as minhas próprias necessidades de gestão das fotografias digitais, mas é com todo o prazer que o partilho com amigos e interessados em geral.

A sua utilização, na forma como está, é totalmente livre, desde que não seja feita qualquer tentativa para omitir ou adulterar a sua origem.

Não assumo compromisso de prestar esclarecimentos ou ajudas para além dos aqui prestados, mas aceito e desde já agradeço  comentários ou sugestões que possam contribuir para melhorar o programa.
 

Problemas

Os programas em Visual Basic necessitam de alguns componentes ActiveX da Microsoft, que podem não estar instalados no seu computador, e nesse caso o programa dará uma mensagem de erro.

Se você é um utilizador experiente, poderá corrigir as falhas mais comuns, com os componentes e instruções que coloquei nesta página. Para casos mais complicados, poderei disponibilizar um package de Setup, se mo pedir por este e-mail